quarta-feira, 13 de maio de 2015


Reforma religiosa

     Com o surgimento do Renascimento,a criação do humanismo e posteriormente o Iluminismo, começaram a surgir novas teorias que contestavam os dogmas da Igreja Católica,bem como sua conduta.
     A criação da tipografia no século XV por Johan Geistenberg favoreceu o surgimento de novas interpretações da bíblia,surgiu uma nova corrente religiosa baseada nas ideias de St.Agostinho (o homem somente alcançara a salvação pela fé)  contrariando as ideias de St.Tomas de Aquino ( o homem somente alcançara a salvação através da fé e da caridade).   A Igreja passa a ser criticada pela pratica da simonia (Comercio de relíquias sagradas), e a venda de indulgências (venda do perdão). Boa parte dos sacerdotes desconhecia a própria doutrina católica e seus comportamentos não condiziam com suas posições de representantes da palavra de Deus.
     A Igreja condenava a usura (lucro excessivo) defendendo o preço justo o que dificultava a venda dos comerciantes,que sonhavam com uma nova ética religiosa que não condenasse o lucro (que foi atendida pelo protestantismo).
     Vários reis viviam em conflito político com a Igreja que consideravam como entidade estrangeira e como barreira para fortalecer seus poderes,além de a Igreja possuir verias terras e riquezas que poderiam ser confiscadas pelo poder do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário