sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Exercícios de fixação: Guerra fria
Atividade em folha separada para entrega,deve ser feito em dupla contendo o nome número e série


Guerra fria


A pressão psicológica e constante                 Calma e prudência, norte coreanos,    
conduz a um estresse horripilante                   alemães e soviéticos,
capaz de levar-nos ao desespero                   comedimento, norte americanos,
e fazer-nos agir com exagero.                         alucinações e ressentimentos

Traquinar com brinquedo belicoso                 podem conduzir a enfrentamentos
é arriscado e muito perigoso,                        de proporções jamais imagináveis
depois do pontapé inicial,                                e cenas de horror imensuráveis,
qualquer desequilíbrio é fatal.                       piores que as das bombas no Japão!

comedimento - moderação; prudência.
belicoso - de guerra
traquinar -  fazer travessuras
Leia o texto abaixo;

  O Muro de Berlim

     Considerado o maior símbolo da divisão do mundo entre bloco ocidental e oriental, o Muro de Berlim dividia a capital alemã entre as áreas administradas pelos países capitalistas e o setor soviético após a Segunda Guerra Mundial, quando Estados Unidos, Grã Bretanha, França e União Soviética saíram vitoriosos. Estados Unidos, França e Grã Bretanha uniram-se e comandavam o lado Ocidental, capitalista, e a União Soviética comandava o lado Oriental, socialista.
     O muro foi construído no ano de 1961, período em que os cidadãos ainda podiam transitar livremente entre os dois lados da cidade, capitalista e socialista. No entanto, em agosto desse ano, houve o acirramento da Guerra Fria  e uma grande migração de berlinenses do lado oriental para o ocidental em busca de melhores oportunidades de vida e crescimento. Por isso, o governo da Alemanha Oriental decidiu construir o muro de forma a separar definitivamente os dois setores, proibindo a passagem. Quem tentasse ultrapassar era impedido, ou até mesmo assassinado pelos guardas. O muro chegou a ter cercas elétricas e valas de forma a dificultar a passagem e 300 torres em que soldados estavam vigiando, prontos para atirar.
     O muro separou famílias e amigos, e deixou a parte oriental com menos recursos e poucos investimentos, enquanto a parte ocidental tinha forte injeção de capital americano e crescimento econômico. Existiam apenas 8 passagens entre Berlim Ocidental e Oriental, permitindo apenas a passagem de estrangeiros, funcionários e somente para aqueles que possuíam autorização.
      No dia 9 de novembro de 1989, após o sistema socialista entrar em crise no Leste da Europa e com o fim do sistema na Alemanha Oriental, cidadãos foram para as ruas comemorar e ajudaram a derrubar o muro. Esse fato, além de representar o fim da separação da Alemanha, simbolizou também o fim da Guerra fria e o começo da reintegração alemã. A partir de 3 de outubro de 1990, as duas Alemanhas, duas nações independentes, se uniram com uma fusão econômica, monetária e política. A antiga Alemanha Oriental que era socialista adotou o capitalismo abolindo a propriedade estatal dos meios de produção e integrando a sua população ao novo sistema legal, trabalhista e social da antiga Alemanha Ocidental.


Utilizando-se dos textos do caderno e os apresentados acima responda as questões:


1 -  Defina o que foi a Guerra fria?

2 - explique o que foi a OTAM e o Pacto de Varsóvia?

2 - Como os E.U.A e a URSS influenciavam os países aliados a eles?

3 - Defina o que foi a Corrida armamentista (ou nuclear) e qual seu propósito?

4 - Defina o que foi a corrida espacial e qual sua influencia nos dias atuais?

5 - Comparando os dois textos apresentados no blog como essa "guerra fria" afetava as pessoas?

6 - A divisão da Alemanha em duas partes através do Muro de Berlim não só separou famílias,mas foi uma forma clara e visível da separação do mundo em capitalistas e socialista,recentemente após as eleições desse ano para presidente no Brasil,vimos vários protestos e reivindicares nas redes sociais  pessoas querendo que o pais fosse dividido em duas partes por terem posições ideológicas diferente.Comparando o texto sobre o Muro de Berlim com fatos ocorridos qual sua opinião sobre esse assunto,serra que as mesmas atrocidades ocorridas em 1961 na Alemanha se repetiriam caso isso ocorresse?

Nenhum comentário:

Postar um comentário